Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no “Parque Ecológico Vozes pelo Clima”, o primeiro parque temático sobre as mudanças climáticas da América Latina. Neste parque público, cinco pavilhões apresentam temas importantes para o Peru: Florestas, Montanhas e Água, Oceanos, Energia e Cidades Sustentáveis. Esta iniciativa dedicada à educação ambiental foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru em colaboração com a Prefeitura de Santiago de Surco. Ao entrar, os visitantes podem conhecer o primeiro auditório público construído com bambu no Peru, com uma área coberta de mais de 300m² e capacidade para 250 pessoas. O projeto foi concebido como um espaço de livre acesso, constituindo o ponto de encontro para a organização de todos os tipos de eventos, palestras ou exposições.
Seu design inovador promove a arquitetura com um menor impacto ambiental, por meio do uso de materiais ecológicos como bambu e madeira. Cabe ressaltar, que o bambu utilizado é da espécie Guadua angustifolia, adquirido por produtores nacionais, promovendo assim o uso de um recurso local sustentável. Para destacar a versatilidade estrutural do bambu e desenvolver novas técnicas de construção, um novo telhado curvo foi definido. Na parte superior da cobertura, às duas águas são separadas por uma claraboia zenital, que filtra a luz através dos juncos. Em ambas as laterais, o ar pode escoar pelas aberturas, proporcionando uma ventilação natural eficaz do espaço.
Nas laterais do auditório foram instalados brises, com a espécie de bambu "phyllostachys", proporcionando proteção solar e configurando uma pele que mimetiza os demais pavilhões do parque. A estrutura tridimensional é composta por elementos simples pré-fabricados no piso e montados graças a conectores metálicos, especialmente concebidos para o projeto. A obra foi concluída em menos de 3 meses, e a construção deste emblemático edifício na cidade de Lima foi possível graças ao apoio da Organização Internacional do Bambu e Rattan - INBAR.